O FMTSUAS Salvador Gestão "Por um FMTSUAS Sempre Mobilizadxs!" disponibiliza para a categoria Nota Pública nº 01/2023 exigindo respeito à Gestão Carlista e retrógrada de Bruno Reis aos servidores e servidoras do SUAS de Salvador.
Tenha acesso na íntegra, leia, repasse aos colegas, amigos e familiares, compartilhe e venha somar nas lutas dos e das trabalhadoras em defesa do SUAS de Salvador!
Coordenação Executiva do FMTSUAS/SSA 2023-2025
O Fórum Municipal de Trabalhadores/as do Sistema Único de Assistência Social – FMTSUAS de Salvador vem através dessa nota pública cobrar ao prefeito municipal, Sr. Bruno Reis, respeito aos Profissionais de Atendimento Integrado – Psicólogos/as e Assistentes Sociais da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer – SEMPRE, que estatutariamente são Profissionais de Saúde, porém, não recebem os adicionais e gratificações devidos pela Prefeitura de Salvador, causando uma imensa disparidade salarial entre profissionais com as mesmas formações, carga horária e atribuições!
Enquanto lutamos para ter acesso ao Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos, e o direito a isonomia salarial garantidos conforme o Estatuto dos Profissionais da Saúde, a Prefeitura de Salvador convoca psicólogos/as do cadastro reserva do Edital 03.2019, para atenderem demandas da Secretaria de Saúde, e anuncia convocação para a Secretaria de Educação, sendo que os equipamentos da Política de Assistência Social (CRAS, CREAS, Centros POP, Centro Dia e Unidades de Acolhimento Institucional), além das áreas de gestão (Diretorias de Proteção Social Básica e Especial) se encontram com equipes de referência incompletas e reduzidas.
Registramos também o sentimento coletivo e praticamente unânime de desvalorização pela falta de condições de trabalho, exposição à diversas violências e disparidades nos salários em comparação aos colegas da Saúde, que exercem a mesma função e carga horária. É comum entre os/a servidores/as da SEMPRE o desejo de realocação em outras secretarias por não encontrarem as condições mínimas de trabalho, e por vivenciarem cotidianamente situações de assédio moral e de invalidação do posicionamento técnico.
Apesar de todas as questões expostas, não somos contrários à convocação de novos/as servidores/as, o que queremos demarcar nesta nota é a necessidade de diálogo com os/as servidores/as que já fazem parte do quadro desta prefeitura, buscando viabilizar as transferências internas entre secretarias, quando solicitado, reconhecendo que os/as Profissionais de Atendimento Integrado da SEMPRE fazem jus às gratificações e adicionais estabelecidos no Estatuto do Servidor e no Plano de Cargos.
É urgente que o prefeito de Salvador, Sr. Bruno Reis, o Secretário de Promoção Social, Sr. Junior Magalhães, juntamente com o Sr. Rodrigo Santos, Secretário de Gestão, assumam o compromisso de viabilizar o quanto antes a efetivação dos nossos direitos! Os/as Trabalhadores/as do SUAS de Salvador exigem respeito!
Salvador – Bahia, 17 de maio de 2023.